Jogue Limpo com a Cidade: Criciúma recebe “Prêmio de Boas Práticas”

Idealizado pela Prefeitura de Criciúma, o programa “Jogue Limpo com a Cidade”, que tem como propósito incentivar a separação de lixo e contribuir com o meio ambiente, recebeu o “Prêmio de Boas Práticas”, durante o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac). Realizado entre os dias 27 e 29 de setembro, em São José, e promovido pela Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam), o evento teve como foco a inovação, sustentabilidade e eficiência na gestão dos municípios. O prêmio foi uma maneira de homenagear aqueles que estão fazendo avanços significativos no campo da administração pública.

 

“É encorajador ver iniciativas como essa sendo reconhecida e premiada, pois isso pode inspirar outras comunidades a adotarem medidas semelhantes para cuidar do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos. Parabéns a Criciúma pelo sucesso do programa e pela premiação estadual”, afirma o prefeito Clésio Salvaro.

 

Conforme o secretário municipal de Governança, Tiago Ferro Pavan, em Criciúma, a quantidade de resíduos gerados chega a 4 mil toneladas por mês, todos destinados ao aterro sanitário. Nesse contexto, o programa “Jogue Limpo com a Cidade” foi implementado com o propósito de reduzir esses índices, contribuir para a preservação do meio ambiente e beneficiar os moradores com descontos no valor da Taxa de Coleta e Destinação de Resíduos Sólidos (TCDRS). “Nosso objetivo é, sempre, buscar maneiras inovadoras de aprimorar a gestão municipal. Este programa é um exemplo notável de como podemos impactar positivamente o meio ambiente e a qualidade de vida dos criciumenses”, salienta.

 

Pavan frisa, ainda, que a região carbonífera é destaque nacional, ocupando o 1º lugar tanto na cobertura da coleta de resíduos domésticos quanto na destinação do lixo, de acordo com os dados do Ranking de Competitividade dos Municípios. “Estas posições não são apenas conquistas, mas um reflexo do comprometimento da região com práticas sustentáveis e a gestão responsável dos resíduos”, completa.

 

Para a gestora do Fundo de Saneamento Básico (Funsab) da Prefeitura de Criciúma, Anequésselen Bitencourt Fortunato, receber o prêmio foi de grande importância para o município. “Além de ser uma motivação para a continuação desse projeto, é também um incentivo para criarmos outros projetos voltados à gestão de resíduos sólidos, porque isso implica diretamente na qualidade do meio ambiente e na saúde da população de Criciúma”, ressalta.

 

Estrutura do programa “Jogue Limpo com a Cidade”

 

O primeiro passo é separar o lixo, entre papelão, papéis, jornais, plásticos, latas, isopor, caixas, metais e vidros e lavar os materiais. Após isso, o cidadão deve se deslocar até os PEVs espalhados pelo município. Já nos lugares de descarte, terá um profissional para realizar a verificação e a pesagem. “Os resíduos devem estar separados de forma correta e não ter lixo orgânico misturado. O fiscal fará o cadastro do morador no aplicativo do programa e um e-mail de confirmação será enviado à pessoa”, explica Anequésselen.

 

O morador pode acompanhar o seu saldo, informações e pontos de entrega mais perto da sua residência por meio do aplicativo REVER Cidadão, disponível na App Store e na Play Store.

 

Desconto de até 50% na taxa de lixo

 

Com o engajamento da população em separar o lixo e se dirigir até aos PEVs, os munícipes poderão somar até 50% de desconto na taxa de lixo, que é cobrada junto com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

 

Lugares dos PEVs

 

Os pontos são: Parques das Nações, Parque dos Imigrantes, Parque da Prefeitura, e nas Intendências do Rio Maina, Santa Luzia e Quarta Linha. Os estabelecimentos do município podem, ainda, aderir ao programa e colocar os PEVs nos locais.