Governo de Criciúma realiza mutirão do projeto “Castração é a Solução” no Loteamento Vida Nova
Com o intuito de reduzir a quantidade de animais em situação de rua em Criciúma, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, via Núcleo de Bem-Estar Animal (NUBEA), realizará mais um mutirão do projeto “Castração é a Solução”. A iniciativa ocorre neste sábado (3) e domingo (4), das 8h às 14h, no Centro de Convivência do Loteamento Vida Nova, no bairro Ana Maria. Serão disponibilizadas 200 vagas, que podem ser pré-cadastradas por meio do telefone (48) 99990-3426, com Antônio Jefferson, representante da comunidade.
O programa recebeu investimento de R$ 500 mil, proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Geovania de Sá. Com o programa, a meta é realizar 6 mil castrações por ano em Criciúma. “O programa da castração é uma peça fundamental para o cuidado animal e para a melhoria da saúde pública. Estamos empenhados em eliminar o abandono de animais em Criciúma”, comentou o prefeito Clésio Salvaro.
De acordo com o coordenador do NUBEA de Criciúma, Christophe Maximiano de Lima, os animais serão castrados, microchipados e ganharão medicações pós-operatória. “A importância da participação da população nesses mutirões é a conscientização que esses animais não vão se proliferar, não vão dar cria e não serão abandonados. Temos, apenas, benefícios”, ressaltou.
Para cadastrar os animais no programa, é necessário apresentar os seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de residência no município de Criciúma e comprovante de renda de até três salários mínimos. Não serão castrados animais braquicefálicos e fêmeas que estejam esperando filhotes.