Gincana Minha Escola Consciente encerra com viagem em parque de diversão

Gincana Minha Escola Consciente encerra com viagem em parque de diversão
Unidade escolar vencedora foi o Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Professora Glaudinéia Ângela Citadin, arrecadando quase 12 toneladas de materiais recicláveis

Depois de arrecadar mais de 235 toneladas de materiais recicláveis no município de Criciúma, o projeto Minha Escola Consciente encerrou em uma viagem ao parque Beto Carrero World na última quarta-feira (7) com a unidade de ensino vencedora da gincana. A unidade escolar vencedora foi o Centro de Educação Infantil Municipal CEIM Professora Glaudinéia Ângela Citadin Furtado viajando, no total, 25 crianças acompanhadas pelos pais e responsáveis e pelos profissionais da Secretaria Municipal de Educação.

 

Segundo o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso, a educação, em todos os seus sentidos, transforma vidas. Além disso, a educação ambiental se tornou um dos grandes assuntos nos últimos anos, e passou a ser um tema estratégico e relevante na sociedade, sendo o principal foco desse projeto desenvolvido. “Ela tem como grande objetivo promover uma conexão entre as pessoas e a natureza, de modo que todos tenham ciência, por meio de práticas e aprendizados, da importância do meio ambiente para o nosso futuro. Nesse sentido, as crianças tornam-se multiplicadoras de conhecimento atuando em casa e cobrando ações com responsabilidade de seus familiares e vizinhos”, destacou.

 

O projeto foi uma iniciativa desenvolvida no município de Criciúma por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma (DMACRI) e pelo Fundo de Saneamento Básico (Funsab). De acordo com a coordenadora do projeto, Rúbia Acordi, a unidade de ensino vencedora arrecadou quase 12 toneladas de materiais e a equipe diretiva abriu inscrições para os pais que tivessem interesse em ir para o parque Beto Carrero World.

 

“Foram quatro meses de muito trabalho. Ao final, fizemos uma avaliação e o principal sentimento é o de gratidão, porque as escolas fizeram muito bem a sua parte. O objetivo pedagógico foi atingido e os estudantes e as famílias mostraram muito empenho”, comemorou.

 

A coordenadora ainda frisa que os projetos de Educação Ambiental são sempre bem recebidos pelas unidades de ensino. “Durante todo projeto todas as nossas expectativas foram superadas, desde a participação e engajamento da comunidade escolar até o número de materiais arrecadados no final da gincana”, pontuou.

 

Destinação dos resíduos arrecadados

 

Segundo o gerente do Ecoponto e gestor do projeto Jogue Limpo com a Cidade, Dhido Serafim, todos os resíduos recicláveis arrecadados foram direcionados para as associações de Catadores da ACRICA e Ctemar e também para outras associações de catadores de Criciúma.

 

“O mais importante que a premiação foi o envolvimento de todos os participantes, além do entendimento e sensibilização sobre a importância no ato de reciclar. Principalmente, porque percebemos a adesão 100% no projeto entre estudantes e profissionais das unidades de ensino, sendo o motivo que fez essa gincana e projeto ganhar sucesso e arrecadar essa grande quantidade de resíduos recicláveis”, ressaltou.

 

 

 

 

Texto: Patrick Stüpp