Federação das Associações elege nova diretoria e Criciúma tem dois representantes
A federação das Associações de Moradores do Estado de Santa Carina, (FAMESC), realizou neste domingo 30, o XV Congresso. A participação foi on-line e também elegeu a nova diretoria para mais dois anos.
A FAMESC, como é popularmente conhecida, tem desenvolvido há mais de vinte e cinco anos de existência importante papel na articulação das mais de 2.500 Associações de Moradores, Conselhos Comunitários e demais entidades representativas de moradores, e cerca de 70 Uniões de Associações de Moradores de todo o estado de Santa Catarina.
O congresso também definiu a nova diretoria por mais dois anos, reelegendo o atual presidente, o bacharel em Ciências Sociais pela UFSC Paulo Ruber de Florianópolis. Na região sul, o vice-presidente eleito foi o repórter Gentil Francisco, presidente da Associação de Moradores do Bairro Cidade Mineira Velha e vice-presidente da União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC), juntamente com Arildo Mezari, ex-presidente da FAMESC região sul e atual secretário executivo.
O presidente reeleito destacou a importância do congresso e da nova diretoria. Estamos mais fortalecidos, vamos procurar ajudar a buscar junto às prefeituras e entidades as coisas do dia a dia, como saúde, educação, segurança, e principalmente a organização comunitária.
É nos municípios que está o maior enfrentamento, e eles tem que garantir as reivindicações da população. O papel da população não é só pagar impostos. Eles, o poder público tem que garantir as melhorias do dia a dia. É muito difíceis as entidades sociais se organizar, existe a falta de pessoas que queiram participar para defender os interesses do seu bairro. Os problemas existem, e a culpa não é só do poder publico. Não podemos esperar por eles, temos que ter iniciativas, enfatizou Paulo.