Famcri inicia Semana do Meio Ambiente neste sábado na Praça Nereu Ramos

Famcri inicia Semana do Meio Ambiente neste sábado na Praça Nereu Ramos

A programação da fundação prevê seis dias de atividades intensas, com debates online, doação de mudas, agendamento de castrações e adoção de animais

A Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) incia neste sábado (5), a Semana do Meio Ambiente, com programação marcada para iniciar às 9h, na Praça Nereu Ramos, no centro. Até às 13h serão distribuídas mudas de árvores frutíferas e nativas, dadas orientações sobre reciclagem e divulgados detalhes do Programa Jogue Limpo com a Cidade, que já é desenvolvido pelo Governo Municipal e incentiva a separação do lixo com retorno financeiro abatido na taxa cobrada.

 

“É uma semana de muita orientação e conscientização sobre os danos que causamos à natureza e o que pode ser feito para reverter este processo. São diversas ações com envolvimento direto da população e esperamos a participação de todos”, frisou o presidente da Famcri, Robson Izidro.

 

Devido a pandemia de Covid-19, a maioria das atividades será feita de forma virtual. Depois do lançamento, a programação será retomada na próxima segunda-feira (7), com a oficina online sobre a ‘Compostagem Domiciliar: solução simples para um problema complexo’, com a participação professor da Unesc, Mário Ricardo Guadagnin, e o acadêmico de Engenharia Ambiental, Eduardo Martinello, será às 19h, por meio do link: meet.google.com/wtj-prqm-ifd.

 

Na terça-feira (8), às 15h, terá a mesa redonda com os signatários do Movimento Nacional – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de Santa Catarina. O Município foi reconhecido com selo do ODS em abril desse ano. O encontro ocorrerá de forma online, por meio do link: meet.google.com/njm-ttdg-myu. No mesmo dia, em live no Instagram da Prefeitura de Criciúma (www.instagram.com/prefcriciuma), será feito o ‘Workshop dos recicláveis: orientações sobre manuseio e separação de resíduos e esclarecimentos de dúvidas sobre a coleta seletiva de Criciúma’, às 19h, comandada pelo gerente do Ecoponto, Dhido Serafim.

 

Com o tema, ‘’Por que reciclar? Uma abordagem socioambiental sobre o processo de reaproveitamento de resíduos’, os profissionais da fundação debaterão sobre o assunto na próxima quarta-feira (9), às 15h, no link: https://meet.google.com/jvk-sdyc-ofd. No mesmo dia, às 19h, também terá apresentação do Projeto Águas de Criciúma, no link: https://meet.google.com/jvk-sdyc-ofd. Na quinta-feira (10), às 19h, no Instagram da prefeitura, terá uma mesa redonda sobre o ‘Plano de Gerenciamento Municipal de Resíduos Sólidos’.

 

Drive Thru, castrações e adoções

 

No último dia de evento, na próxima sexta-feira (11), na Famcri, será feito drive thru, das 9h às 15h, para recebimento de resíduos recicláveis (materiais eletrônicos, lâmpadas, pilhas, baterias e óleo de cozinha), agendamento de castrações, doação de mudas e adoção de animais disponíveis no Núcleo de Bem-Estar Animal. Durante a semana que vem, também terá a exposição ‘Conexão com o invisível’, no hall do Paço Municipal Marcos Rovaris.

 

Texto: Redação/Decom
Foto: JB