Exposição do Museu da Infância Unesc promove reflexões sobre escola e brincadeiras
Cinco Marias, bonecas de pano ou feitas de espiga de milho, os primeiros videogames lançados e inúmeros outros brinquedos carregados de memórias de crianças de diferentes idades contrastam, no Museu da Infância Unesc, com fotografias já amareladas registradas nas escolas, com máquina de escrever, mimeógrafo, livros didáticos e até a conhecida palmatória. Todo esse cenário integra a exposição “Hora de Estudar Hora de Brincar” aberta oficialmente ao público na noite desta terça-feira (15/3).
Tantos objetos expostos nos núcleos “Infâncias e Culturas Escolares” e o “Brinquedo e a Rua”, no Bloco da Reitoria da Universidade, foram escolhidos e trazidos ao campus por meio dos curadores Valdirene Boger Dorigon e Idemar Ghizzo, museólogos do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), convidados pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc para integrarem a exposição.
O projeto, contemplado no Edital Cultura Criciúma 2021, tem o propósito de reavivar memórias e promover reflexões em torno da importância do ato de brincar para a aprendizagem das crianças. Conforme a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, a exposição é fruto de um trabalho conjunto protagonizado pelos curadores ao lado de toda a equipe do setor, apoiada pela Diretora de Extensão Cultura e Ações Comunitárias. “Vejo aqui um Museu que promove a cultura, a pesquisa, a extensão, mas também deleite, encantamento, ciência, educação e sociabilidade”, destacou.
Representando a gestão universitária, a assessora técnica da diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Martignago Salleh, destacou a alegria de poder participar da abertura de uma exposição presencial na qual tantas pessoas encontraram memórias afetivas da infância. “Fazer a reflexão entre a escola e a brincadeira é muito importante. Que possamos defender essa possibilidade e trabalhar para que as crianças tenham sempre boas memórias para guardar, assim como tantas que os visitantes encontrarão ao visitar nosso espaço”, salientou.
O evento de abertura oficial do espaço de visitação serviu ainda para que Amalhene anunciasse em primeira mão a homenagem que a Universidade concederá ao criar uma Associação de Amigos do Museu da Infância com o nome de uma de suas grandes incentivadoras, a educadora Ana Maria Cambruzzi. “Ela foi uma pessoa que se dedicou ao longo de anos voluntariamente trabalhando em todas as necessidades do Museu. Ana Maria nos presenteou com uma doação sem limites e essa será uma forma de homenageá-la, honrando tamanha dedicação e amor por esse universo”, acrescentou.
Participaram ainda do ato solene de abertura a coordenadora do curso de Pedagogia da Unesc, Gislene Camargo, o presidente do Diretório Centro dos Estudantes (DCE), Vittor Teixeira, e a equipe do Museu.
Os interessados em conhecer a exposição em uma visitação guiada pela equipe do Setor de Arte e Cultura de forma gratuita podem entrar em contato por meio do telefone (48) 3431-4517, pelo e-mail museudainfancia@unesc.net ou ainda pelas páginas Museu da Infância Unesc no Instagram e no Facebook.
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Unesc TV no Youtube e pode ser acessado no link: https://www.youtube.com/watch?v=QyPGD_c82Ds.