Etnias marcam a cerimônia de abertura dos Jesc em Criciúma
Uma bonita festa das etnias, em homenagem aos primeiros imigrantes que chegaram em Criciúma, marcou a noite de abertura da 12ª edição dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 15 a 17 anos, na noite de segunda-feira (11), no Ginásio Municipal de Esportes Irmão Walmir Antônio Orsi. Apresentadas pelos alunos da Escola Municipal Antônio Colombo, as danças representaram diversas fases da colonização do município.
Como de praxe, um dos momentos mais aguardados foi o acendimento da pira olímpica, pelos alunos atletas Cézar Drugos (natação do Colégio Marista) e Maria Clara Senger (xadrez do Colégio Unesc).
Outro momento bastante aplaudido na cerimônia foram os números de tecido aéreo, com a Escola de Tecido Aéreo Júlia Linemburg, e patinação artística, coreografia executada pelos alunos da Escola Tiger de Patinação Artística. O juramento do atleta, lido pela estudante Paula Carvalho, que representa o basquete do Colégio Satc, foi a cereja do bolo da festa, que contou com a participação de diversas autoridades, como o prefeito Clésio Salvaro e o presidente da Fesporte, Kelvin Soares.
Entre os estudantes, a empolgação pela festa era evidente. Quem compareceu ao Ginásio Municipal Irmão Walmir Antonio Orsi teve a oportunidade de vivenciar uma noite memorável, em que a confraternização foi o ponto alto da festa.
As competições dos Jesc em Criciúma começaram dia 8, com badminton, ciclismo, judô, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. Agora, as disputas prosseguem no segundo bloco de competições com as modalidades de basquetebol, futsal, handebol e voleibol até o dia 16, quando começa o terceiro e último bloco, que vai até o dia 17, formado pelas modalidades de atletismo, natação, taekwondo e wrestling (luta olímpica).
Texto: FME Criciúma/Fesporte