EDER SE DESPEDE DO FUTEBOL COM VITÓRIA NO MAJESTOSO

EDER SE DESPEDE DO FUTEBOL COM VITÓRIA NO MAJESTOSO

O atacante Eder se despediu do futebol profissional na noite de sábado (03/08). O ídolo do Criciúma fez sua última partida oficial no duelo contra o Atlético Mineiro pela 21ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O confronto foi disputado no estádio Heriberto Hulse e terminou com a vitória do Tigre pelo placar de 2 a1. Desde o início do jogo até o apito final, o camisa 23 recebeu homenagens da diretoria do clube, de seus familiares e dos mais de 16 mil torcedores presentes no Majestoso, que prepararam um moisaico especial para o ítalo-brasileiro.

 

Eder havia anunciado seu último jogo como jogador profissional em entrevista coletiva concedida na última terça-feira (30/07) na Sala de Imprensa Clésio Búrigo, no estádio Heriberto Hülse. "Realmente eu estava certo de que o fim chegaria nessa temporada. Creio que escrevi uma linda história no Criciúma e deixo todos os torcedores orgulhosos de tudo que conquistamos neste um ano e meio do meu retorno. Meu muito obrigado a torcida carvoeira, os diretores do clube, meus familiares e o elenco de atletas", afirmou o camisa 23.

 

O atleta foi revelado nas categorias de base do Criciúma, em 2004, e se transferiu para a Itália no ano seguinte, onde fez sucesso e atuou em grande parte da sua carreira. Foi lá que o atacante alcançou a honra máxima de um jogador de futebol ao vestir a camisa da seleção do país, disputando uma Eurocopa e marcando gol decisivo nas oitavas de final. Na Itália ele defendeu o Empoli, Frosinone, Cesena FC Brescia, Sampdoria e a Internazionale de Milão. 

 

Após atuar na China e conquistar o campeonato nacional, o atacante voltou ao Brasil no São Paulo, levantando a taça de campeão paulista. O retorno ao Tigre ocorre no início da temporada de 2023, quando ele foi um dos pilares da equipe na conquista do Campeonato Catarinense após 10 anos de jejum. No mesmo ano o Criciúma conquistou o acesso para a elite do Campeonato Brasileiro. Este ano, Eder esteve à frente da equipe na conquista do bicampeonato Catarinense e a Recopa estadual.

Na partida contra o Flamengo pela 18ª rodada do Brasileirão, Eder alcançou a marca de 100 jogos com a camisa do Tigre. "Foi uma linda trajetória escrita desde de que ele estreou no profissional, então, sabíamos que ele retornaria e faria sucesso com essa camisa. Estamos imensamente agradecidos e felizes por esse final feliz com três títulos e um acesso para a Série A. O Eder foi um dos grandes responsáveis por essa retomada da hegemonia do futebol Catarinense", enalteceu o presidente do clube, Vilmar Guedes.

 

 

Texto e fotos:: Celso da Luz