Dia “D” de vacinação contra a gripe acontece neste sábado em Criciúma

Dia “D” de vacinação contra a gripe acontece neste sábado em Criciúma
Ação será realizada nas seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) distritais

Para aumentar a cobertura vacinal em Criciúma, será realizado neste sábado (6), o Dia “D” de vacinação contra a Influenza (gripe). A ação será realizada nas seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) distritais, das 8h às 17h, sendo elas: UBS Centro, UBS Próspera, UBS Quarta Linha, UBS Santa Luzia, UBS Rio Maina/Wosocris e UBS Boa Vista. A meta da Campanha Nacional de Vacinação é atingir 90% do público-alvo. Até então, a taxa de cobertura vacinal no município de Criciúma é de aproximadamente 20%.

 

Os grupos prioritários da campanha contra a gripe são: crianças de seis meses de idade a menores de seis anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos de idade ou mais, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

 

Crianças e adolescentes devem estar acompanhados de um responsável e apresentar a caderneta de vacinação para receber a dose. “É muito importante que quem ainda não se vacinou procure uma das seis UBS distritais neste fim de semana. O objetivo é reforçar e conscientizar a população sobre a importância da vacinação. Pretendemos alcançar a nossa meta antes da chegada do inverno, época que a doença se propaga com mais facilidade”, reforçou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

 

De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco, desde o início da campanha, no dia 10 de março, foram aplicadas 17.801 doses, sendo 10.169 em idosos. “A campanha está indo muito bem até o momento, mas, esses números podem aumentar. Além da vacina contra a gripe, outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação estarão disponíveis durante o Dia ”D”, tanto as de rotina quanto as de campanha. Para quem estiver com alguma dose da Covid-19 pendente, a mesma poderá ser aplicada na ocasião”, afirmou.

 

Além disso, segundo o gerente, não é indicado que menores de seis meses, pessoas com febre alta e com história de anafilaxia grave a doses anteriores recebam a vacina. A dose contra a gripe é trivalente, ou seja, com três tipos de cepa do vírus: H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria.