Criciúma resgata a Tradicional Quermesse
A tradicional festa de Criciúma abril oficialmente nesta quinta-feira (27), às 19h30. A Quermesse de Tradição e Cultura 2022 está sendo realizada nos dias 27, 28 e 29, na Praça Nereu Ramos, e receberá atrações artísticas e culturais, além de uma praça de alimentação repleta de quitutes típicos de oito entidades participantes e representantes das sete etnias que povoaram Criciúma, são elas: alemã, árabe, espanhola, italiana, negra, polonesa e portuguesa. O evento contará com a presença de autoridades do município.
A primeira Quermesse foi realizada na década de 1980, com a presença de cinco etnias. Nos anos seguintes, mais duas entidades passaram a participar do evento, que seguiu até o ano de 2000, quando passou a ser chamada de Festa das Etnias. Segundo a criciumense Maria Zilda de Souza Abel, de 63 anos, que participou das primeiras edições da Quermesse, a festa típica mudou muito com os anos. “Antigamente a estrutura era menor, já que não se tinha o público que existe hoje. Eu e minha família sempre fomos, gostamos muito do estilo da festa e principalmente, dos quitutes típicos das etnias. Com certeza iremos este ano também, para prestigiar a nossa cultura”, ressaltou.
De acordo com o presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Zalmir Casagrande, neste ano a festa vai contar com apresentações musicais com voz e violão, coral, ballet, fanfarra, entre outras. Além disso, o evento terá atividades artísticas, como a do artista plástico Breno Stern, que estará desenhando retratos na hora. A profissional de circo, Daniela Barreto, também irá realizar uma série de brincadeiras com o público infantil. “Será um momento de descontração e muita diversão, para curtir com toda a família. Teremos apresentações típicas das etnias, dança e shows para todos os gostos e idades”, afirmou.
O presidente ainda ressaltou que o objetivo principal para a realização do evento em 2022 é o resgate à tradicional festa, que acontece no entorno da igreja, na Praça Nereu Ramos. “É uma ótima oportunidade para prestigiar a cultura local, representada pelas etnias. Quem estiver passando pela praça poderá saborear os quitutes que estarão nas barraquinhas de cada entidade e etnia, e conhecer um pouco mais das nossas raízes, que também serão lembradas nas apresentações e shows de artistas locais”, finalizou.
As tradicionais barraquinhas foram montadas na região central. O espetinho, cachorro quente, doces e comida tipica, marcou a abertura com muita gente participando.
Programação:
Quinta-feira – 27/10
12h – Cibele Mdaui
14h – Tarde dançante da Terceira Idade c/ Gustavo Duarte
17h – Fernando Back
18h30 – Coral Escola S
19h – Culture Soul Escola de Dança
19h30 – Abertura Oficial
20h30 – Anddy Cardozo e Banda
Sexta-feira – 28/10
12h – Ju Marciano
14h – Tarde dançante da Terceira Idade c/ Gustavo Duarte
17h – Vitor Nesi e Grupo
18h – Coral Show Criança Feliz
18h30 – Ballet Tamara Dalmolin
19h – Atomic Dance Team
19h30 – Grupo MultStyle
20h – Grupo Bellystars Dança do ventre
20h30 – Escola de Talentos SATC
21h – Banda Stylus
Sábado – 29/10
9h30 – Fanfarra EMEB Serafina Milioli Pescador
10h – Família Matos e Viola
11h – Escola de Dança Nova Jerusalém
11h30 – Caique Lima Samba e Pagode
12h30 – Chorinho Carvoeiro – Roda de Choro
13h30 – Reverendo John Paul
14h30 – Raul Seixas Cover c/ Valmício de Pieri
15h30 – Dança Afro c/ Grupo de Estudo e Experimentação da Identidade Afro-Brasileira
15h50 – Dança Alemã c/ Immerfroh Volkstanzgruppe
16h15 – Dança Espanhola c/ Anderson Cristiano e Grupo
16h30 – Dança Polonesa c/ Grupo Folclórico Polonês Orzel Bialy
17h – Santa Missa – Catedral São José
18h20 – Gilson Naspolini Drummer
19h30 – Dança Italiana com Grupo Folclórico Valsugana
20h – Escola de Dança Viviane Candiotto
20h30 – Mamonas Assassinas Cover c/ Banda Aracnídeos
21h30 – Elton & Everton