Criciúma promove “Dia D” de vacinação contra gripe neste sábado

Criciúma promove “Dia D” de vacinação contra gripe neste sábado
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Criciúma estarão abertas, das 8h às 17h, para vacinar a população que integra os grupos prioritários

Uma oportunidade para as pessoas que não têm disponibilidade de realizar a vacina contra a Influenza (gripe) durante a semana. Neste sábado (13), a Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá o “Dia D” de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Das 8h às 17h, a dose do imunizante, além das demais vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde (MS), estarão à disposição dos moradores.

 

Em virtude do aumento de casos de doenças respiratórias em todo o país, o MS decidiu, neste ano, antecipar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, destinada à população que faz parte dos grupos prioritários. “É importante que as pessoas mais suscetíveis a evoluir para casos mais graves de Influenza procurem as unidades de saúde para se vacinarem”, ressalta o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco.

 

Criciúma recebeu mais de 29 mil doses da vacina

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), distribuiu para Criciúma, até o momento, mais de 29 mil doses da vacina contra a Influenza. A quantidade corresponde a 32% do total de doses que a cidade receberá até o final da campanha.

 

De acordo com Bucco, 52 mil pessoas pertencem aos grupos prioritários em Criciúma. “Até o momento, a cobertura vacinal chega a 17%. Para atingirmos os 90% do público-alvo, intensificamos as ações de vacinação nas UBSs, nas escolas e, agora, com o ‘Dia D’ de vacinação”, destaca.

 

Vacina trivalente (Influenza)

 

A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente e protege contra os principais vírus Influenza em circulação no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e vírus influenza B. “A vacina não causa gripe e pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. As crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias entre elas”, finaliza Bucco.

 

Confira os grupos prioritários a serem vacinados:

 

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)

- Trabalhadores da Saúde

- Gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto)

- Professores do Ensino Básico e Superior

- Povos indígenas e quilombolas

- Idosos com 60 anos ou mais de idade

- Pessoas em situação de rua

- Profissionais das forças de segurança e salvamento

- Profissionais das Forças Armadas

- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade

- Pessoas com deficiência permanente

- Caminhoneiros

- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso

- Trabalhadores Portuários

- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas

 

 

 

 

 

 

Texto: Janine Limas

Foto: Divulgação/Internet