Criciúma ganha destaque na efetividade da gestão ambiental em Santa Catarina

Criciúma ganha destaque na efetividade da gestão ambiental em Santa Catarina

A preocupação com a qualidade e a preservação do meio ambiente marcam os objetivos das atividades de gestão ambiental. Pensando nisso e intensificando os trabalhos realizados, a Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma (DMACRI) fez o município ganhar destaque na gestão ambiental. A cidade de Criciúma foi considerada a quarta melhor entre os 295 municípios de Santa Catarina pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), em 2020.

 

Segundo a diretora de Meio Ambiente, Anequésselen Bitencourt Fortunato, os serviços avaliados foram os trabalhos de fiscalização, licenciamento e educação ambiental. “Então, a importância de mantermos essa preocupação com a gestão é que além prestarmos um bom serviço para a população, estamos também trabalhando para que o nosso meio ambiente esteja equilibrado para as futuras gerações aproveitarem disso”, destacou.

 

Ainda, conforme a diretora, levando em consideração que foram avaliados os 295 municípios de Santa Catarina, esse destaque em quarta posição é de extrema importância para a região, principalmente porque no ano de 2016 a cidade de Criciúma ficou na posição 160 na gestão ambiental.

 

Benefícios ao meio ambiente

 

A diretora também ressalta que as atividades voltadas para a melhoria da qualidade ambiental no município são necessárias para se manter um bom equilíbrio ecológico. De acordo com ela, além dos trabalhos voltados para as áreas de fiscalização, licenciamento e educação ambiental, a diretoria também tem uma preocupação constante com a preservação dos recursos ambientais.

 

“Unindo essas três práticas com nossos projetos de recuperação de áreas degradadas e com os estudos, avaliações e tratamentos de áreas de preservação permanentes, tornam uma série de ações realizadas para que a gestão ambiental seja efetiva. Assim, conseguimos concretizar uma boa preservação das áreas ambientais presentes em nossa região”, ponderou.

 

Recursos tecnológicos

 

Além disso, atualmente a Diretoria de Meio Ambiente também conta com uma estrutura 100% digital, com todas as demandas recebidas pelo órgão podem ser enviadas pelo contribuinte de forma online. “Como resultado, esses recursos tecnológicos facilitam a comunicação entre o particular e o poder público, fazendo o trabalho realizado ser mais ágil, eficaz e menos burocrático”, explicou a diretora de Meio Ambiente.