Criciúma está entre as dez cidades mais rápidas de SC para abrir uma empresa
Governo municipal vem reduzindo o processo de abertura e pretende chegar à marca de 4 horas
Dentre as cidades que participam do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, Criciúma ocupa o 10º lugar no ranking de agilidade de abertura de empresas em Santa Catarina, segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. A meta do governo municipal, agora, é reduzir ainda mais o tempo de criação de um novo negócio e chegar à marca de quatro horas.
“Proporcionalmente, fomos o município que mais abriu empresas em abril. Foram 479. É um número bem expressivo, mas queremos aumentá-lo ainda mais e reduzir o tempo de abertura para quatro horas aqui no município”, afirmou o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Aldinei Potelecki.
Atualmente, Criciúma já está acima da média federal de abertura de empresas, que é de três dias e cinco horas, e da estadual, que é de quatro dias e 15 horas. “Hoje, conseguimos em cerca de 44 horas abrir uma nova empresa. Antes, levávamos em média oitos dias, depois passou para três, agora um dia e 20 horas e vamos em breve demorar só quatro horas”, comentou Potelecki.
A intenção do município é até final do ano chegar ao objetivo. “Estamos com um projeto pronto que vai trazer mais tecnologia para o processo. Por exemplo, hoje a parte da viabilidade é feita manual. O nosso objetivo é fazer tudo em um software. Mas estamos aguardando um processo de licitação”, contou.
Casa do Empreendedor
Os que desejam empreender ou já possuem um negócio em Criciúma, têm à disposição a Casa do Empreendedor, sediada na Prefeitura de Criciúma. “Nós oferecemos orientação, apoio e todo o suporte necessário para os empreendedores e aqueles que desejam abrir uma nova empresa aqui no município”, explicou o coordenador do espaço, Agenor Brunel.
Entre os serviços oferecidos, estão abertura de empresas, fiscalização de postura, bombeiro, vigilância sanitária, Fundação do Meio Ambiente e alvarás de funcionamento.
Texto: Richard Vieira