Criciúma está entre as dez cidades mais rápidas de SC para abrir uma empresa

Criciúma está entre as dez cidades mais rápidas de SC para abrir uma empresa

Governo municipal vem reduzindo o processo de abertura e pretende chegar à marca de 4 horas

 

Dentre as cidades que participam do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, Criciúma ocupa o 10º lugar no ranking de agilidade de abertura de empresas em Santa Catarina, segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. A meta do governo municipal, agora, é reduzir ainda mais o tempo de criação de um novo negócio e chegar à marca de quatro horas.

                             

“Proporcionalmente, fomos o município que mais abriu empresas em abril. Foram 479. É um número bem expressivo, mas queremos aumentá-lo ainda mais e reduzir o tempo de abertura para quatro horas aqui no município”, afirmou o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Aldinei Potelecki.

 

Atualmente, Criciúma já está acima da média federal de abertura de empresas, que é de três dias e cinco horas, e da estadual, que é de quatro dias e 15 horas. “Hoje, conseguimos em cerca de 44 horas abrir uma nova empresa. Antes, levávamos em média oitos dias, depois passou para três, agora um dia e 20 horas e vamos em breve demorar só quatro horas”, comentou Potelecki.

 

A intenção do município é até final do ano chegar ao objetivo. “Estamos com um projeto pronto que vai trazer mais tecnologia para o processo. Por exemplo, hoje a parte da viabilidade é feita manual. O nosso objetivo é fazer tudo em um software. Mas estamos aguardando um processo de licitação”, contou.

 

Casa do Empreendedor

 

Os que desejam empreender ou já possuem um negócio em Criciúma, têm à disposição a Casa do Empreendedor, sediada na Prefeitura de Criciúma. “Nós oferecemos orientação, apoio e todo o suporte necessário para os empreendedores e aqueles que desejam abrir uma nova empresa aqui no município”, explicou o coordenador do espaço, Agenor Brunel.

 

Entre os serviços oferecidos, estão abertura de empresas, fiscalização de postura, bombeiro, vigilância sanitária, Fundação do Meio Ambiente e alvarás de funcionamento.

 

Texto: Richard Vieira