Criciúma aplica mais de 10,2 mil doses da vacina contra a gripe

Criciúma aplica mais de 10,2 mil doses da vacina contra a gripe
Campanha Nacional de Vacinação encerra no dia 31 de maio

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) continua até o dia 31 de maio em Criciúma. Mais de 10,2 mil doses já foram aplicadas no município desde o início da campanha, no dia 10 de março. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Além disso, as UBSs dos bairros Rio Maina, Santa Luzia, Quarta Linha e Boa Vista atendem em horário estendido, até às 19h. Já as unidades dos bairros Próspera e Centro ficam abertas até às 18h30.

 

Neste ano, todos os grupos prioritários serão vacinados em uma só etapa. Podem receber o imunizante: crianças de seis meses de idade a menores de seis anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos de idade ou mais, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas. Em Criciúma, ao todo, mais de 90 mil pessoas fazem parte desses grupos.

 

“É essencial que as pessoas procurem as UBSs para receber a vacina da gripe. A ideia é imunizar a população antes da chegada do frio intenso. Não conseguimos bater a meta prevista na campanha do ano passado. Então, é importante que todos busquem pela dose e que os pais levem os filhos até as salas de vacinação para que possamos atingir a meta de 90% do público-alvo e superar 2022. Assim, manteremos nossa população imune a esse vírus”, reforçou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

 

Conforme o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco, a vacina contra a gripe pode ser tomada junto com outras vacinas, como a da Covid-19. “Quem tiver alguma dose pendente da vacina contra a Covid-19 pode aproveitar a ocasião, sem nenhum problema. Para quem contraiu o vírus recentemente, o ideal é esperar até a melhora total do quadro. A vacina da gripe também não é indicada para menores de seis meses, pessoas com febre alta e com história de anafilaxia grave a doses anteriores”, afirmou.

 

Sala de Vacinação aberta durante os sábados

 

Para facilitar o acesso à vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde mantém aberta a Sala de Vacinação do antigo 24h do bairro Boa Vista durante os sábados, das 8h às 17h. Nos fins de semana, a unidade disponibiliza doses contra a Influenza (gripe), entre outras vacinas presentes no Calendário Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde.

 

Texto: Eduarda Salazar

Foto: Arquivo/Decom