Modernizar o atendimento às pessoas e eliminar processos burocráticos. Essas são as principais finalidades da nova plataforma eletrônica do Governo de Criciúma: a Consulta Prévia Online. Lançada e apresentada ao público em solenidade realizada na noite de terça-feira (5), no Paço Municipal Marcos Rovaris, a ferramenta permite a visualização e a emissão de informações cadastrais de imóveis pela internet, de forma gratuita.
O acesso à consulta prévia está disponível através do link criciuma.sc.gov.br/consultaprevia. O recurso foi desenvolvido pela empresa I-Geo Engenharia e Sistemas, em parceria com a Prefeitura de Criciúma, através da Secretaria Municipal da Fazenda, via setor de Cadastro e Cartografia, e Diretoria de Tecnologia da Informação (TI). “Investimentos em boas ideias. Os criciumenses ganharam uma ferramenta sofisticada que vai colaborar para o desenvolvimento do município”, destaca o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
A Consulta Prévia Online pode ser visualizada em computadores ou por meio de dispositivos móveis e disponibiliza aos moradores as principais informações cadastrais de imóveis: nome do contribuinte responsável pelo Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), número do cadastro imobiliário, inscrição imobiliária, logradouro, número, bairro, metragem do terreno e da edificação, largura de rua, croqui de localização e parâmetros urbanísticos conforme o Plano Diretor.
De acordo com o diretor da I-Geo Engenharia e Sistemas, Fabiano Neris, a plataforma beneficiará contadores, corretores de imóveis, oficiais de Justiça, engenheiros, arquitetos, entre outros profissionais. “O sistema permite a consulta e o armazenamento de dados cadastrais de imóveis, além de possibilitar ao Governo de Criciúma o gerenciamento e atualização dos dados imobiliários. Haverá um controle territorial mais amplo e completo, beneficiando o poder público e toda a sociedade”, ressalta.
Menos gastos e mais agilidade
Além de modernizar e agilizar o acesso aos dados cadastrais de imóveis, a Consulta Prévia Online vai gerar economia à Administração Municipal. “A consulta prévia era emitida somente na Prefeitura e resultava em mais de 30 mil impressões por ano, além de gastos com tinta para impressão e papel”, afirma a responsável pelo setor de Cadastro e Cartografia da Prefeitura de Criciúma, Lilian Silveira.
O evento desta terça-feira reuniu autoridades municipais, vereadores, empresários, moradores, servidores do Governo de Criciúma, entre outros representantes.
Texto e foto: Jhulian Pereira