Comunicação Interna é tema de palestra do Unesc Connect Live
Conforme pesquisa realizada pela Trade Press Service, 85% das pessoas sentem-se mais motivadas quando recebem atualizações regulares por parte da gestão da empresa em que atuam. Outro levantamento aponta que organizações nas quais a comunicação é eficaz têm 50% mais chances de ter menor rotatividade de funcionários. Outra pesquisa, realizada pela Rise People mostra que empresas com funcionários altamente engajados conseguem gerar 21% mais lucro.
Estes são alguns dados apresentados pela jornalista e diretora da Alfa Comunicação e Conteúdo, Andressa Fabris, durante palestra realizada dentro do projeto Unesc Connect Live, promovido pelo hub de inovação da Universidade na noite desta quarta-feira. A iniciativa, transmitida no canal da Instituição no Youtube, mostrou como a comunicação pode ser uma ferramenta fundamental para conectar colaboradores com os objetivos da organização.
“Podem até dizer que essas são pesquisas internacionais, mas na minha experiência de 18 anos de Alfa Comunicação e Conteúdo em muitos diagnósticos de comunicação interna, estes dados têm sinergia com a realidade do Brasil. Temos uma série de informações de diferentes fontes que mostram como a comunicação impacta positivamente, porém 60% das empresas não possuem uma estratégia de longo prazo para a comunicação interna, conforme pesquisa da Workforce. As empresas não dão importância para a comunicação, mas os funcionários querem e valorizam quando a companhia faz uma comunicação eficiente”, enfatizou.
Fundamental
Andressa defende a comunicação interna como ferramenta fundamental para motivar a equipe e alcançar os resultados desejados pela empresa. “George Bernard Shaw nos diz que ‘o maior problema da comunicação é a ilusão de que ela foi realizada’. Fazer comunicação é um desafio. É complexo. Nas empresas, temos pessoas com escolaridade diferentes, expectativas de vida diferentes e tudo isso impacta a forma como a empresa se comunica, pois precisa observar a linguagem, os canais, se eles estão interessados na forma como apresento as informações. Achamos que a comunicação acontece naturalmente e que não preciso cuidar deste segmento”, citou.
“Temos a ilusão de que se colocarmos um recado no mural, a comunicação está feita. Que se mandarmos um e-mail, a comunicação aconteceu. Não nos preocupamos se a mensagem foi compreendida. Um líder bem informado e que se comunica bem com a equipe pavimenta um caminho de credibilidade e confiança que, inclusive, se reflete externamente, porque os funcionários se tornam embaixadores da marca fora da empresa.”, acrescentou Andressa.
De acordo com a jornalista, comunicação interna gera pertencimento, orgulho e confiança. “Antes de investir em novos e complexos canais, é importante ouvir a equipe, pois estimular a colaboração amplia a relação e confiança e traz mais assertividade para a comunicação interna”, completa.
Andressa salientou ainda que comunicação interna não é projeto, é constância e que ferramentas de inovação devem ser implantadas neste processo, entre eles metodologias ágeis, laboratórios de ideias, matriz de feedbacks, entre outros. “Comunicação é falar e ouvir. É diálogo”, pontuou.
A palestra foi transmitida pelo canal do YouTube da UnescTV e pode ser acessada por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=u0pQ3ztZTos.
O Hub de Inovação Unesc Connect
Em ambientes físicos e virtuais, o Unesc Connect, hub de inovação da Unesc, conecta organizações e pessoas por meio de ações, como palestras, workshops, mentorias, imersões e meetups, além da manutenção das comunidades organizadas por eixos temáticos, posicionando a Universidade como um ambiente de desenvolvimento de ideias e soluções inovadoras.
O Unesc Connect tem como foco o desenvolvimento regional por meio da inovação e empreendedorismo com possibilidades de criação de novos negócios, fortalecimento dos já existentes por meio de soluções especializadas, transferência de tecnologia ou ainda uma solução acadêmica.
Texto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc
Foto: Reprodução