Comissão para elaborar Plano de Segurança Escolar é criada em Criciúma

Comissão para elaborar Plano de Segurança Escolar é criada em Criciúma

Para debater medidas que contribuem para a segurança nas escolas, Criciúma conta com uma comissão com o intuito de elaborar o Plano de Segurança Escolar. A comissão possui representantes da Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria Regional de Educação, Comitê de Governança de Criciúma, Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), representantes de escolas particulares e de forças de segurança, incluindo Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil.

 

A comissão passará a se reunir para discutir e propor medidas que garantam um ambiente mais seguro e acolhedor para os estudantes, professores e funcionários. “Devido a crescente preocupação com a segurança nas escolas, surgiu a ideia de elaborar essa comissão. O objetivo é criar um plano para prevenir e combater possíveis ataques e situações de risco nas unidades escolares de Criciúma”, afirmou o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.

 

De acordo com o secretário municipal de Governança, Tiago Pavan, a comissão terá como tarefa, além da identificação de vulnerabilidades, a elaboração de protocolos de segurança e a definição de medidas preventivas. A comissão, também, é responsável por propor treinamentos e capacitação para professores e funcionários, a fim de que estejam preparados para lidar em uma situação de emergência.

 

“A criação dessa comissão é um importante passo para promover a segurança nas escolas. Estamos empenhados em garantir um ambiente seguro para nossos alunos e profissionais da educação. Com a participação de diversas entidades, poderemos elaborar um plano efetivo que possa prevenir e combater possíveis situações de risco nas unidades escolares”, ressaltou Pavan. Assim que estiver concluído, o plano será apresentado e discutido em uma reunião ampliada, com a participação dos órgãos envolvidos. “Com o debate e colaboração de todos, será possível promover um ambiente escolar cada vez mais seguro para alunos, professores e funcionários”, finalizou.

 

O decreto municipal n° 1086/2023, que dispõe sobre a criação da Comissão de Planejamento de Segurança Escolar no município de Criciúma, foi publicado no Diário Oficial da prefeitura.