Mostra permanece no Galpão Cultural até o dia 6 de setembro
Em fomento à cultura, a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) iniciou durante esta semana a exposição ‘Terra e Fogo’, do artista e ceramista César Pereira. A mostra se encontra no Galpão Cultural do Centro Cultural Jorge Zanatta, e pode ser visitada de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. A iniciativa permanece no local até o dia 6 de setembro.
A proposta da exposição é dar ênfase ao trabalho de modelagem com o uso de diferentes técnicas da queima da cerâmica. Dentre elas, estão a queima feita em lenha, em forno elétrico e também a utilização de uma técnica antiga, chamada terra sigilata. Conforme o artista, a parte da queima é a fase que mais chama a atenção. “Quando eu vejo uma peça, eu já vou tentar descobrir que tipo de queima o artista fez. A proposta é mostrar o percurso que eu fiz da minha pesquisa dos diferentes tipos de queima. Não é uma preocupação tão grande com a construção da peça, com a estética da peça, e sim com que efeito de queima se apresenta”, conta Pereira.
“Esta exposição é mais uma para a nossa conta aqui no Centro Cultural Jorge Zanatta. Eu adorei a parceria com o César. Ele faz um trabalho muito único com a cerâmica e trouxe as suas peças com uma proposta interessante”, relata o presidente da FCC, Júlio Lopes.
Texto: Tatá Borges
Foto: Gustavo Milioli