Foi digitalmente, que pela primeira vez, a Câmara de Vereadores de Criciúma devolveu na tarde dessa quinta-feira (5), R$ 1.250.000,00 milhão para a Prefeitura. O valor é resultado da economia feita pelo Legislativo durante os meses de janeiro e fevereiro. A quantia que era devolvida anualmente, agora será entregue ao Executivo num curto espaço de tempo, com o objetivo de trazer melhorias aos cidadãos.
"Foi um compromisso que tive quando assumi como presidente, de a cada dois meses, devolver esse recurso, que é da população criciumense. Esse é um gesto da Câmara de Vereadores, dos 17 vereadores, que ao invés de deixarmos esses recursos parados numa conta especifica da Câmara, estamos devolvendo para a população, para que seja aplicado em saúde e educação, e outras áreas tão importantes da cidade", ressalta o presidente da Câmara, Tita Belloli (MDB).
O prefeito Clésio Salvaro (PSDB) avalia que o gesto praticado pelo presidente do Legislativo, de agora realizar a devolução do duodécimo a cada dois meses, é muito importante. "Quem sabe melhor aonde investir os recursos sempre é o governo, o Executivo. Dessa forma, nós teremos muito mais liberdade de poder gastar bem melhor, o recurso do cidadão contribuinte, aquele que paga os nossos impostos.
De acordo com o prefeito, esse valor deve ser investido na educação, saúde e na pavimentação de ruas, de acordo com as maiores necessidades dos cidadãos.
O duodécimo é o repasse feito pelo Poder Executivo ao Poder Legislativo. Atualmente, a Câmara de Criciúma recebe 5% do orçamento do Município ao ano.
Foto: Emília Cabral
Texto: Clara Fernandes
--