Bombeiros de Criciúma são homenageados por atuação no Rio Grande do Sul

Bombeiros de Criciúma são homenageados por atuação no Rio Grande do Sul

Nove bombeiros da Força-Tarefa (FT) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), pertencentes ao 4° Batalhão de Bombeiros Militar (4° BBM) de Criciúma, receberam uma homenagem especial na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), nessa terça-feira (2). A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Tiago Zilli em reconhecimento ao trabalho das equipes no resgate e na ajuda humanitária às vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.

 

O subtenente Cleiton De Bem Albino, fez parte de uma das primeiras equipes enviadas para prestar apoio ao estado vizinho. "Participar dessa missão de resgate no Rio Grande do Sul foi uma experiência inesquecível e desafiadora. Cada vida salva, cada animal resgatado, representa o nosso compromisso com a sociedade. O cenário era de devastação e dor, mas a solidariedade e o trabalho em equipe nos deram forças para seguir em frente”, ressaltou o subtenente.

O tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, comandante do 4°BBM, frisou a importância desse reconhecimento para a corporação. “Agradeço ao deputado Tiago Zilli pela sensibilidade em propor essa homenagem na Assembleia Legislativa. Este reconhecimento não é apenas para os nove bombeiros destacados, mas para todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para o sucesso desta operação de resgate e ajuda humanitária”, pontuou.

 

Os bombeiros que receberam as homenagens foram:

 

* Subtenente Bombeiro Militar - Cleiton De Bem Albino;

* Sargento Bombeiro Militar - Alisson Luiz da Silva;

* Sargento Bombeiro Militar - Guilherme Lopes Spillere;

* Cabo Bombeiro Militar - Daniel Francisco Freitas;

* Cabo Bombeiro Militar - Andre Luiz Vieira;

* Cabo Bombeiro Militar - Jaison Casagrande Benedet;

* Cabo Bombeiro Militar - Pablo Panatta Maffioletti;

* Cabo Bombeiro Militar - Álvaro Bresolin de Vargas;

* Cabo Bombeiro Militar - Matheus Premoli de Souza (bombeiro cinotécnico, juntamente com o cão Bono, atuou na busca de pessoas).

 

Desde quando foi autorizado pelo governo catarinense para se deslocar ao estado vizinho, as equipes do CBMSC encontraram 20 vítimas em óbito, sendo que quatro dessas vítimas foram localizadas graças ao trabalho dos cães e seus condutores, que são chamados de binômios. Além disso, os bombeiros salvaram 3.051 pessoas e resgataram 560 animais, destacando-se pela bravura e dedicação em meio à tragédia.

 

Recursos enviados pelo CBMSC para o estado gaúcho até o momento:

 

* 155 bombeiros militares;

* 23 cães de busca;

* 54 viaturas;

* 40 embarcações;

* 19 motores de popa;

* 02 caminhões;

* 01 Auto Posto Comando;

* 01 mini-escavadeira;

* 01 quadriciclo;

* Equipamentos para busca e resgate em áreas inundadas e em deslizamentos;

* Drones.

 

Texto e fotos: Edna Schmitz