Mais de 17 mil ficaram sem energia elétrica
As fortes chuvas que caíram no final da tarde de quarta-feira 06 em Criciúma preocupou moradores e comerciantes. Na área central, e, em várias ruas da cidade os alagamentos foram inevitáveis. Em alguns bairros teve muro destruídos, destelhamento de casas e alagamentos de ruas. No bairro Progresso algumas casas foram atingidas, e na Cidade Mineira Velha, Promorar um, o muro de uma residência desabou. Por pouco os moradores não foram atingidos. O veículo da família ficou entre os entulhos e não tem como tirar do pátio. Esperamos que o setor competente da prefeitura tomem providencias, disse a aposentada dona Nara.
A defesa civil fez levantamento dos prejuízos e as equipes da prefeitura estão nas ruas trabalhando, informou o coordenador da defesa Civil de Criciúma Dione Borba.
RELATORIO da DEFESA CIVIL
Conforme solicitação via 199 devido ao evento climático do dia, com fortes rajadas de vento e chuva de forte intensidade, foram atendidas diversas ocorrência de destelhamento, alagamento e queda de indivíduo arbóreo em residências e obstrução de vias públicas. Todas as ocorrências atendidas foram sem vítimas.
Esta coordenadoria auxiliou com distribuição de lonas, interdição de via pública e levantamento e monitoramento de áreas de risco e locais propícios a alagamentos. Ocorrências realizadas com apoio e em conjunto com o Corpo de Bombeiros militar e equipes da famcri e secretaria de obras do município.
O desastre está classificado no COBRADE como categoria sob nº 1.3.2.1.2 e 1.3.2.1.4 e 1.3.2.1.5, tempestade local convectiva causado por sistema sinótico cavado em altos níveis e fluxo de umidade e calor, causando tempestade convectiva local com raios, chuvas intensas e rajadas de vento localizadas.
Conforme dados da Celesc 17.500 unidades consumidoras ficaram sem energia.
Ruas afetadas, Bairro, Requerente e Tipo
- Rua Geral, Rua 772, Rua 179, Rua 175, Rua Silvino Rovares, Bairro Paraiso – Devido à chuva ocorreu alagamento, foi necessário retirar
- Alguns moradores da casa - Apoio Corpo de Bombeiro.
- Rua João Pessoa, Centro – Interdição parcial, abertura de asfalto no sistema de drenagem pluvial.
- Rua João Manuel Machado nº100 Bairro Metropol – Destelhamento parcial – Entrega 10m lona. Requerente Oneide da Luz Teza, Telefone 34427079.
- Rua José Manuel Sebastião n°219, Bairro Metropol. – Destelhamento da residência, entrega de lona. Requerente João Pereira, CPF 86981633868, telefone 34432582.
- Rua Virginio Mondardo ao lado n. 1820, Bairro Nsa do Carmo - Queda de muro. Requerente Joelsio Carlos zanoni, CPF 02015190970, 34425684.
- Rua João Cechinel Centro - Alagamento via pública
- Rua José Gaidzinki, Pio Corrêa (20º Gered Criciúma) - Queda de indivíduo arbóreo de grande porte , , apoio equipe FAMCRI.
- Avenida centenário, centro em frente à rodoviária , alagamento via pública.
- Rua duzentos e trinta e sete , bairro progresso queda parcial de muro com força de água.
- Rua 6 de janeiro , Centro - pontos com lâminas de água
- Praça do congresso, área militar - Queda de indivíduo arbóreo de pequeno porte.
- Bairro Universitário, alagamento residência .
- Previsão do tempo para hoje.
- Devido ao fluxo de calor e umidade e a um cavado em altos níveis, núcleos convectivos se formaram sobre o estado durante o dia 06/03 e madrugada 07/03. Os maiores acumulados, em 24 horas, foram em:Acumulados entre: 06/03 07:00 - 07/03 07:00
Atalanta - 199mm
Criciuma - 87mm
Quilombo - 77mm
Timbó Grande - 75mm
Maracajá - 71mm
Pomerode - 66mm
Forquilhinha - 58mm
Itapiranga - 50mm
Salete - 50mm
Jaraguá do Sul - 48mm
Estações: CEMADEN
Texto:Gentil Francisco: Colaboração : Defesa Civil