Atividade conscientiza crianças dos Grupos 4 do CEI Afasc Santa Luzia a evitar conflitos --
Uma parceria entre o CEI Afasc Santa Luzia e a Estação Cidadania, levou para as salas de aula das crianças atendidas nos Grupos 4 da creche, a importância da amizade, evitar conflitos e a diferença entre luta e briga. O trabalho de remediação e prevenção de conflitos, foi mediado pelo facilitador da oficina de jiu jitsu, Philipi Pereira e pelas professoras Jhully Mendes, Daniele Gonçalves e Cintia Brum.
Segundo Jhully, a aula da oficina de jiu jitsu foi disponibilizada para as crianças, para conscientizá-los sobre a importância de evitar os conflitos, bem como diferenciar as situações de luta esportiva e brigas. “Buscamos proporcionar uma experiência enriquecedora ao introduzir os serviços oferecidos pela Afasc de forma gratuita, mostrando às crianças como a instituição desempenha um papel relevante na comunidade”, comenta.
“Por isso, realizamos essa parceria com o facilitador Philipi e os participantes da oficina de jiu jitsu da Estação Cidadania, que realizaram uma palestra interativa sobre as diferenças entre a luta esportiva e a briga. Conceitos como respeito, disciplina e autocontrole, foram abordados de forma lúdica e compreensível para as crianças, mostrando sempre a importância de cultivar amizades”, destaca.
Durante a apresentação da atividade, que está alinhada ao projeto “Afasc 50 anos: Eu faço parte dessa história”; o facilitador da oficina de jiu jitsu compartilhou truques e estratégias para evitar conflitos, enfatizando a necessidade de diálogo, empatia e compreensão.
“Os participantes da oficina de jiu jitsu demostraram técnicas básicas de defesa pessoal, sempre enfatizando que a luta é praticada em um contexto esportivo e controlado, diferente das brigas, que são prejudiciais e devem ser evitadas. Levamos para a sala de aula dedicação e comprometimento contribuindo assim para o aprendizado das crianças. Assim como as professoras, acreditamos que essa atividade contribuirá para fortalecer os laços de amizade entre os pequenos e promoverá um ambiente cada vez mais acolhedor e harmonioso”, relata Pereira.
Texto: Milena dos Santos
Fotos: CEI Afasc Santa Luzia