Após remodelação da Guarda Municipal, infrações de trânsito caem 86% em Içara
Após uma remodelação implantada pelo Governo de Içara na Guarda Municipal de Trânsito, as notificações do gênero caíram 86% nos últimos dois anos. O objetivo foi focar na ação educativa junto aos condutores antes da aplicação das multas. A medida surtiu o efeito desejado.
“O nosso propósito é a orientação em primeiro lugar. Se o problema persistir, aí sim entramos com a notificação. Estamos seguindo essa linha nos últimos dois anos e o resultado é visível, os próprios motoristas mudaram a percepção que eles têm dos agentes de trânsito”, informa Willian Acordi Pizzetti, chefe do Departamento Municipal de Trânsito.
Quando há tempo hábil para realizar a abordagem, os agentes conversam com o condutor para relembrar a legislação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e apontar quais artigos eles estão infringindo naquele momento. “É importante mostrar as consequências que aqueles atos podem acarretar, lembrar os valores e a pontuação que eles sofrerão como punição caso sejam enquadrados. Isso faz com que os motoristas criem consciência e passem a dirigir com mais prudência”, aponta.
Na região central da cidade, as multas do estacionamento rotativo também diminuíram consideravelmente. A penalização de R$ 18, que se não fosse paga poderia evoluir para uma infração de trânsito, foi extinguida.
“A remodelação da Guarda Municipal de Trânsito implicou em menos multas e mais segurança nas nossas ruas. Graças ao trabalho dos agentes, preocupados em passar a mensagem educativa aos motoristas, estamos registrando pouquíssimas ocorrências e uma mobilidade urbana com maior fluidez”, observa a prefeita Dalvania Cardoso.