Alunos do Terceirão do Colégio Unesc se emocionam ao receber ‘caixa de memórias’

Alunos do Terceirão do Colégio Unesc se emocionam ao receber ‘caixa de memórias’
Encontro contou com a presença de familiares

O último dia de aula do terceirão do Colégio Unesc não poderia ser diferente. O conteúdo programado pela equipe da instituição veio carregado de muita emoção, história e recordação. A surpresa preparada com muito carinho pelos professores da instituição ocorreu no Auditório Ruy Hulse, na Unesc, nesta sexta-feira (11/11), e contou ainda com um mural de frases dos escritores favoritos dos discentes.

Para acolhê-los de forma carinhosa como merecem, eles contaram ainda com outra surpresa bem especial: seus familiares. Na bagagem dos convidados ilustres estavam as ‘caixas de memórias’ que vieram recheadas de fotos, cartas, desenhos, brinquedos, uniformes antigos e objetos simbolizando a caminhada deles no colégio.

Em uma das poltronas estava a professora Liliana Dimer, mãe do aluno do 3º ano do Ensino Médio, Cristhian Dimer Macieski. Ela trouxe um baú com muitas lembranças e até uma carta contando toda a trajetória do estudante. “É um dia muito emocionante. A gente revive toda a história da vida deles, desde o momento que foram pensados até o momento que chegaram aqui. A partir de agora é vida adulta”, comentou ela com a voz embargada. 

Olhando atentamente cada lembrança colocada no baú, Cristhian não escondia o choro e ficou minutos analisando cada detalhe preparado pela mãe. “As roupinhas, as fotos, tudo é muito lindo. Percebemos, com isso, o quanto crescemos. A carta, os brinquedos e a camisa do meu time do coração, o Vasco, é emocionante. Obrigado ao colégio por compartilhar e fazer os nossos pais virem até aqui para esta homenagem”, comentou Cristhian.

Se para os alunos e familiares o momento era de comoção, para os professores não poderia ser diferente. “Sou grata por poder estar acompanhando vocês nessa jornada. Quero desejar um mundo repleto de possibilidades e que sejam muito felizes. A trajetória e o projeto de vida de cada um têm um ponto e vírgula hoje, pois continua logo ali, na Universidade. Que sejam felizes nas suas escolhas e nos seus ideais”, desejou a diretora do colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes.

 

Vivência, momentos e aprendizados

Vivência, momentos e aprendizados. Essas três palavras também foram utilizadas pelos familiares dos alunos Artur Torquato Alves e Matheus Just Barchinski. Além de todo aprendizado, os dois fizeram uma linda amizade que iniciou ainda quando pequenos. Os dois estão na instituição desde o 1º ano do Ensino Fundamental e pretendem fazer o mesmo curso superior: Ciência da Computação. Ao lado, os pais, orgulhosos da trajetória e da amizade que os dois construíram em todos esses anos de aprendizado na instituição.

Na caixa de memórias, muitas fotos dos dois, inclusive da primeira apresentação da escola. “Eu guardo tudo e tenho todas as apresentações. Esta, inclusive, foi a primeira deles. Era a apresentação da Menina Bonita do Laço de Fitas”, comentou Roseli, mãe do Artur, que veio acompanhada do pai do estudante, Edson Rocha Alves.  

“Tudo o que aprendi até agora foi graças ao colégio. Vou levar comigo. A cada cantinho que passo lembro de algo, de todos os momentos que tive no colégio”, complementou o estudante, pouco depois de fazer uma foto com os pais. 

Todo esse carinho com a instituição também foi rememorado pelo aluno Matheus. “Tudo o que sei foi conquistado aqui. Aqui aprendi a ler, a escrever, a produzir textos. Aqui é uma parte de mim e fiz uma grande amizade”, comentou ele, que estava com a mãe Margarete Just. 

Quem também estava muito entusiasmado era o aluno João Pedro Alves. “A hora que abri a caixa fiquei muito emocionado, passou um filme na sua cabeça por tudo o que vivi nos últimos anos. Sempre tive o apoio da família e sem dúvida ficará guardado para sempre na minha memória. Agora um novo ciclo e grato por todo aprendizado”, sublinhou.

Para a mãe, Paula Alves, reviver esse momento é muito emocionante. “Ficamos emocionados e orgulhosos de ver que essa sementinha que a gente plantou está brotando lindamente e cheia de sonhos. Esse momento ficará guardado para sempre em nossas memórias”, disse. 

O pai, Marcelo Lage, também agradeceu o colégio pelo momento proporcionado. “Isso ficará eternamente guardado em nossos corações”, disse o pai. “A história dele só está começando”, complementou a irmã, Maria Luiza, de 9 anos, que também fez questão de estar neste dia.

A escola ainda preparou um vídeo de homenagem com os momentos vividos neste ano e mensagens deixadas pelos professores. Ao longo da semana eles ainda tiveram muitas atividades, como banho de piscina e festa das cores. 

Texto e Fotos: Daniela Savi