Acic lamenta morte do ex-presidente Guido Búrigo
A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do empresário Guido José Búrigo, ocorrido nesta terça-feira, 7, aos 74 anos. A entidade presta solidariedade à sua família, amigos e a toda a comunidade empresarial.
Ex-presidente da Acic e membro vitalício do Conselho Superior, Guido José Búrigo foi um líder visionário e um grande entusiasta do desenvolvimento regional. Sua trajetória deixa importantes marcas na história da Acic e na economia de Criciúma.
"Perdemos um líder notável, um grande empreendedor e empresário de sucesso. Guido Búrigo deixa um legado inestimável para o desenvolvimento socioeconômico de nossa cidade e região. A base sólida que a Acic possui hoje é resultado da ousadia e do espírito inovador de empresários como ele, que acreditaram no potencial de Criciúma e ajudaram a construir um legado para as futuras gerações. A Acic se despede de Guido Búrigo com gratidão e respeito, reconhecendo sua visão e liderança”, destaca o presidente da Acic, Franke Hobold.
“É lamentável a perda do empresário Guido Búrigo, que se dedicou intensamente à sociedade criciumense, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico de nossa cidade e região”, reforça o presidente do Conselho Superior da Acic, Moacir Dagostin.
Ex-presidente da Acic, Valcir José Zanette, também ressaltou a relevância de suas contribuições. "Guido Búrigo foi um entusiasta que marcou nossa história com grandes feitos. Sua contribuição foi reconhecida recentemente, quando recebeu a comenda da Acic durante as celebrações dos 80 anos da entidade. É uma perda irreparável para todos nós”, ressalta.
Trajetória no associativismo
Empresário do ramo metalmecânico, Guido Búrigo presidiu a Acic de 1993 a 1997, quando a entidade vivenciou importantes transformações. Um dos marcos de sua gestão foi a aquisição da primeira sede própria da Acic. Até então, a associação funcionava no Edifício Manique, mas a necessidade de um espaço adequado e independente motivou a busca por uma nova casa. Durante uma assembleia, Búrigo sugeriu a compra de um imóvel localizado na Rua XV de Novembro. Em janeiro de 1995, a entidade mudava-se para o seu primeiro endereço próprio.
Outro feito relevante de sua administração foi a construção da sede do Batalhão da Polícia Militar. Os recursos para a obra foram garantidos com o pagamento de ICMS pelos empresários da região ao Governo do Estado.
Durante sua gestão, Búrigo também foi responsável por uma expansão significativa da base de associados da Acic, que saltou de 137 para cerca de 1,4 mil membros, incluindo uma ampla participação de pequenos empresários. Esse crescimento consolidou a força da associação e ampliou sua influência na defesa dos interesses da classe empresarial.
Guido Búrigo também exerceu papéis de destaque ao longo de sua trajetória, sendo presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Criciúma (Sindmetal) por mais de 25 anos, presidente do Criciúma Esporte Clube e vice-presidente da Fiesc.