Aberta a 27ª Cofafe: evento promove integração entre colaboradores por meio do esporte

Aberta a 27ª Cofafe: evento promove integração entre colaboradores por meio do esporte

A noite de quinta-feira (30/05) foi marcada por apresentações, homenagens e muita emoção durante a cerimônia de abertura da 27ª edição da Confraternização dos Funcionários e Professores das Fundações Educacionais do Sistema Acafe (Cofafe), realizada neste ano em Criciúma, tendo como equipe da casa a Unesc. Era exatamente 20h23 quando a pira olímpica foi acesa, dando início oficial ao evento que ocorre até sábado (1º/06), na Unesc. Mais de 500 pessoas participaram da solenidade, incluindo inscritos nas competições esportivas, torcida, dirigentes das universidades, membros da comunidade e autoridades locais.

A cerimônia foi digna de grandes eventos esportivos, cheia de surpresas para o público. Digna das olimpíadas da Acafe, a celebração contou com as entradas oficiais das oito delegações participantes: Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Universidade da Região de Joinville (Univille) e a anfitriã Unesc, seguida pelo juramentos dos atletas,  apresentações culturais e uma homenagem ao estado do Rio Grande do Sul, que recentemente sofreu uma tragédia climática.

A homenagem incluiu uma apresentação do grupo gaúcho Marca dos Pampas, de Forquilhinha, que interpretou a canção “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor”, do compositor Leonardo, emocionando a todos. 

Na oportunidade, foi também prestada uma homenagem póstuma à Leide Regina de Liz, ex-colaboradora da Furb, grande entusiasta da Cofafe, que faleceu durante a pandemia e a execução do hino nacional brasileiro, ao som do musical Unesc, sob a regência do maestro Joel de Oliveira e participação especial da ex- The Voice, Janaína Cruz.



Mais que esporte, memórias construídas

Para a reitora e presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta, a Cofafe é mais do que um evento esportivo; representa a essência dos 50 anos da Associação. “É uma festa de confraternização, de integração por meio do esporte, das atividades culturais e festivas das nossas instituições comunitárias de educação superior de Santa Catarina. A Cofafe é também uma forma de comemorar os 50 anos da Acafe por meio da atividade de integração esportiva”, salientou. 

De acordo com Luciane, este é um evento cuidadosamente planejado para os integrantes da Associação. “Estamos muito felizes, enquanto Unesc, em receber nossos coirmãos e, enquanto Acafe, em retomar, após seis anos e um período pós-pandemia, este evento tão maravilhoso”, disse ela, que já participou das últimas 10 edições da Cofafe.

“Desejo que esses dias sejam para vocês tão encantadores como tem sido para nós organizar a Cofafe. Espero que cada momento vivido seja de grande integração, confraternização, troca de afetos e fortalecimento de nossos vínculos. A Acafe é Acafe quando todos estão juntos e fortalecidos, seja pelas questões acadêmicas, seja pela integração ou pela confraternização, como estamos fazendo agora”, complementou Luciane. 

O presidente da Comissão Organizadora da 27ª edição, o pró-reitor de Administração e Finanças José Otávio Feltrin, agradeceu a presença das instituições e suas delegações, que contribuíram para o brilho e o encanto da Cofafe. "Chegou a hora de voltarmos a Cofafiar. Este evento só foi possível graças ao envolvimento de todos os setores", comentou.

O vice-presidente da Comissão Organizadora e presidente da Associação de Professores e Funcionários da Unesc (Aprofucri), Edson Luiz da Silva, também discursou e, emocionado, lembrou da primeira edição, na qual esteve presente. 

"Confraternizar, congregar, unificar e gerar o espírito de equipe são apenas alguns dos objetivos do nosso encontro. O tempo foi um fator preponderante para que a Cofafe se fortalecesse como um evento de confraternização, utilizando o esporte como elemento agregador da amizade, da união e da formação moral e ética. Tudo isso está alinhado a um programa de integralização que respeita as características próprias de cada instituição aqui presente, resultando em participação, satisfação, alegria e intercâmbio de experiências”, enfatizou ele, que participou de todas as edições da Cofafe.



Bandeiras

A tocha olímpica foi carregada pelos colaboradores da Unesc Dirlene Uggioni Daltoé, Márcia Quirana Miguel Picollo, Dino Antônio Damian Preve e Janir de Quadra Paim. Já a pira olímpica foi acesa pelo professor e coordenador do curso de Educação Física, Joni Márcio de Farias, e o juramento dos atletas foi liderado pelo professor e coordenador do curso de Ciência da Computação, Luciano Antunes.

A solenidade foi encerrada com uma emocionante celebração de arte e cultura, coordenada pela coreógrafa Paula Gregório Gonçalves, apresentada pela Cia de Dança Unesc e dançarinos convidados, homenageando o esporte, a confraternização, a amizade e o espírito de equipe. 

Até sábado, os atletas competem em 17 modalidades, incluindo esportes coletivos, individuais, de mesa e experimentais, espalhados por cinco locais de disputa: Unesc, Cedup, Satc, Bairro da Juventude e Parque das Nações. Mais de 400 colaboradores das Instituições de Ensino Superior (IES) participantes estão envolvidos nas competições.



Competições e Encerramento

Nesta quinta-feira, as delegações começaram a chegar por volta das 6h30 para credenciamento e café. As partidas iniciaram às 14h. As competições deste primeiro dia incluíram as modalidades de basquete; futsal feminino; futsal sênior masculino, futsal masculino; vôlei feminino; jogos eletrônicos; sinuca feminino e masculino; tênis de mesa feminino e masculino; totó feminino e masculino; truco feminino e masculino; beach tennis; e dominó feminino e masculino. 

A Lan Ambulâncias está presente durante todo o evento para garantir o bem-estar e a segurança de todos os atletas e participantes. Além disso, os profissionais de saúde das clínicas integradas, incluindo residentes, professores, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e acadêmicos de Medicina, Fisioterapia e Enfermagem, também estão auxiliando os atletas e funcionários.

O encerramento do evento será realizado no sábado, às 20h, no AM Master Hall, com a entrega das premiações.



Texto: Daniela Savi/Agecom/Unesc

Foto: Mayara Cardoso