Abadeus e Assistência Social se unem para reforçar profissionalização inclusiva em Criciúma
Com o intuito de possibilitar que mais pessoas possam se beneficiar com os projetos da Abadeus Centro de Inovação Social, a instituição une forças com a Assistência Social de Criciúma. Profissionais técnicos do Cras, Creas e os serviços de acolhimento Lar Azul e Nossa Casa se reuniram na sede da entidade, com a presença da secretária da pasta, Dudi Sônego.
“Saímos de lá motivados, a parceria vai levar oportunidade para crianças de todos os territórios mais vulneráveis de Criciúma”, ressaltou a secretária de Assistência Social. “O trabalho da Abadeus é fundamental para garantir que crianças e adolescentes tenham acesso a oportunidades que podem transformar suas vidas e as de suas famílias, preparando-os para um futuro mais seguro e promissor”, completou.
A reunião, que aconteceu na última semana, fortaleceu ações preventivas contra ameaças e violações de direitos, além de contribuir para a restauração daqueles já comprometidos. A proposta central é ampliar oportunidades de formação e capacitação profissional em contraturnos, pensando na inclusão e desenvolvimento social.
“Acreditamos que universalizar o acesso à aprendizagem criativa e profissionalização transforma vidas e faz inclusão com resultados e impacto social. Essa parceria com a Assistência Social de Criciúma nos permite ampliar o alcance de nossos cursos e projetos, garantindo que mais pessoas em situação de vulnerabilidade tenham acesso a oportunidades de capacitação e desenvolvimento”, destacou a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.
Abadeus apresenta principais projetos
Durante o encontro, a equipe da Abadeus apresentou os principais programas e cursos disponíveis. Entre eles, o projeto Comunicação Criativa, que inclui cursos de Comunicação Teatral e Programação Linguística, Comunicação Verbal, Oratória e Musicalização, além de Produção Artística e Defesa de Pitchs. O objetivo é desenvolver habilidades de comunicação, expressão e criatividade, promovendo autoconfiança pessoal e profissional.
Outro destaque foi o Projeto Incubadora Social, que oferece cursos de Informática Básica, Linguagem da Programação e Robótica, Comunicação, Inovação e Empreendedorismo e Jovem Aprendiz. Essa iniciativa capacita jovens e adultos para o mercado de trabalho e fomenta competências tecnológicas e empreendedoras.
A Abadeus também apresentou o programa Exploradores Abadeus, que estimula a curiosidade, o pensamento crítico e a criatividade em crianças e adolescentes, utilizando abordagens lúdicas e educativas. Além disso, a Escola de Artes Abadeus também foi um destaque. O espaço de formação cultural e artística oferece cursos voltados para artes visuais, pintura e expressão corporal.
Por fim, o projeto Mulheres Abadeus, voltado para a qualificação de jovens e mulheres na área de confecção e costura, incentivando a autonomia financeira e a inserção no mercado de trabalho.