Secretaria de Saúde de Criciúma alerta sobre aumento de casos de gastroenterite infecciosa

Secretaria de Saúde de Criciúma alerta sobre aumento de casos de gastroenterite infecciosa
Mais de mil atendimentos relacionados à doença foram registrados nos últimos 30 dias

Com a chegada do verão, os casos de gastroenterites infecciosas se tornam mais frequentes devido às altas temperaturas, que favorecem a proliferação de vírus e bactérias. Nos últimos 30 dias, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Criciúma registraram mais de mil atendimentos relacionados à inflamação do estômago e dos intestinos. Por isso, a Secretaria de Saúde de Criciúma alerta para cuidados redobrados com o armazenamento de alimentos e consumo fora de casa.

 

Segundo o secretário de Saúde de Criciúma, Deivid Freitas Floriano, os casos são mais frequentes em crianças e idosos, devido à vulnerabilidade e condições físicas do corpo. Geralmente, a gastroenterite não é grave em pessoas saudáveis, mas pode evoluir para casos mais sérios como desidratação. “As gastroenterites podem ser causadas por vírus ou bactérias. A recomendação é que a população evite, principalmente durante essa época de calor intenso, o consumo de alimentos mal cozidos. Se os sintomas piorarem de dois a três dias, a recomendação é procurar atendimento médico”, explicou o secretário.

 

Os sintomas mais comuns de gastroenterite são vômitos, diarreia, dor abdominal e febre. O mal-estar pode ser causado pelo consumo de alimentos e água contaminados por bactérias, ou por meio do contato com pessoas infectadas.

 

Prevenção de gastroenterites:

 

- Higienizar frutas e verduras depois de compradas;

 

- Evitar alimentos mal cozidos;

 

- Armazenar corretamente os alimentos;

 

- Cuidado ao ingerir alimentos fora de casa;

 

- Lavar as mãos após usar o banheiro;

 

- Beber água filtrada ou fervida.

 

 

Texto: Eduarda Salazar

Foto: Arquivo/Decom