Satc se destaca em mais uma edição do Startup Weekend Criciúma

Satc se destaca em mais uma edição do Startup Weekend Criciúma
Acadêmicos e colaboradores da instituição subiram ao pódio nos três primeiros lugares

O universo do empreendedorismo e da inovação fazem parte das propostas educacionais e de negócios desenvolvidas pela Satc ao longo dos anos. Isso porque, a instituição busca introduzir a educação empreendedora em diferentes áreas, desde as educacionais até as corporativas. Certificando tais ações, a Satc foi destaque em mais uma edição do Startup Weekend Criciúma 2023 (SW), que ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de abril, tendo representantes nas três equipes vencedoras do evento.

 

O SW Criciúma é um marco para a instituição que participa desde a sua primeira edição. “Ao longo dos anos fomos criando um conjunto de ações bem robustas para termos a inovação em todos os setores e em todas as atividades que a Satc desenvolve. Então ver agora, integrantes da nossa entidade nas três equipes vencedoras é um orgulho e é a confirmação de que o caminho que escolhemos está correto. Ficamos super felizes com o resultado e é mais um passo em direção aonde a gente quer chegar”, destacou o CEO da Satc, Carlos Antônio Ferreira.

 

Ao todo 25 pessoas, entre colaboradores e acadêmicos do Centro Universitário UniSatc, ficaram por 54 horas imersos no mundo das startups. “Essa participação dos nossos alunos e professores foi uma excelente mensuração de nossos esforços por uma educação empreendedora. Significa que estamos no caminho certo e, mesmo que aos poucos, nosso incentivo a nossos estudantes a inovar e a empreender têm funcionado”, enfatizou a gestora do Cocreation Lab Satc, Vanessa Wendhausen Lima.

 

O Analista de Desenvolvimento WEB da Satc, Thiago Zimmermann, faturou o primeiro lugar com a equipe da Me.Conecta, entre as 14 startups apresentadas. “A Satc ser uma das principais apoiadoras do Startup Weekend me levou a me inscrever. Ter participado de um evento de inovação interno me fez abrir os olhos para esse mundo e acredito que isso foi um passo fundamental para que minha participação no SW fosse tão boa”, frisou.



Participar de eventos de inovação contribui principalmente para a forma de avaliar os problemas, trabalhar sob pressão e lidar com pessoas que não se conhece. Assim, é possível preparar profissionais e acadêmicos para novos cenários no meio educacional e empresarial. “Essa iniciativa proporciona novas conexões, então desenvolve essa habilidade de trabalho em equipe e resiliência para que o negócio seja validado em um final de semana. Decidi ir novamente para sentir a energia acolhedora do evento, podia ter ido de diversas maneiras, mas ter uma instituição como Satc que te apoia e incentiva, fica ainda melhor”, explicou a acadêmica de engenharia Química, Samira Ortolan.

 

A equipe que conquistou o terceiro lugar teve a presença de alunos dos cursos de Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Computação. “A proposta do evento despertou o interesse de meus colegas, assim como o meu, e acabei tendo a oportunidade de participar, aprender, lidar com os inúmeros problemas que surgem no caminho. Então, alcançar a vitória junto daqueles que estiveram comigo durante todo o processo é gratificante”, ressaltou o acadêmico de engenharia mecatrônica da UniSatc, Israel Reus.



---