Aprovado requerimentos da vereadora Geovana Mondardo referentes à Covid-19

Aprovado requerimentos da vereadora Geovana Mondardo referentes à Covid-19

Os requerimentos nº 166, 167, 168 e 169/2021 são de autoria da vereadora Giovana Mondardo Segue trazendo preocupação o atual número de casos ativos e de mortes por covid-19 em todo o Brasil. Em Criciúma, a vereadora Giovana Mondardo (PCdoB) protocolou quatro requerimentos que foram aprovados por unanimidade na Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 30, na Câmara de Vereadores, que pedem informações sobre ações que estão sendo feitas para combater a covid-19 no município.

No requerimento 166/2021 se solicita informações referentes ao estoque de medicamentos e insumos que compõem o chamado "kit intubação", utilizado no tratamento de casos graves de Covid-19, entre outros, além de estoque de oxigênio de uso hospitalar. Solicita-se também informações sobre previsão de fluxo de estoque dos insumos hospitalares citados até dezembro de 2021."São informações urgentes e que precisamos saber como está a situação em Criciúma. Com isso, vamos poder acompanhar esse movimento”, destacou a vereadora Giovana Mondardo.

Já o requerimento 167/2021, requere-se informações sobre os modelos de testes de covid-19 voltados ao diagnóstico utilizado, além de quantidade, validade e origem de aquisição, além de esclarecimentos sobre o fluxo de estoque durante a pandemia e envio de “kits de testagem” por parte do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.  O requerimento também deseja informações de ações e estratégias de testagem massiva.

De acordo com Giovana, a testagem massiva é uma das formas de compreender onde o vírus está de fato na cidade. "É importante ter essa medida para fazer essa identificação. O Brasil tem se consagrado como um dos países que menos têm sido testados no mundo, pois isso, essa pode ser a nossa grande oportunidade para criar mais soluções de forma mais pragmática”, destacou.

Uma outra solicitação foi pedida pro meio do requerimento 169/2021 para que se informe a Casa Legislativa se há possibilidade de disponibilizar, no site "Minha Vacina", quando houver, número de doses perdidas ou danificadas durante o processo logístico de vacinação ou armazenamento, além de disponibilizar dados absolutos de pessoas vacinadas por faixa etária e o percentual relativo ao total de habitantes por faixa etária.

Durante a sessão, também foi aprovado o requerimento 168/2021 que trata-se de um envio de expediente  ao Chefe do Poder Executivo Municipal para que informe a Casa Legislativa se há possibilidade de compartilhar os dados internos de controle da fila de vacinação contra a Covid-19 com a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, tendo em vista orientação contida na "Nota de orientação administrativa MPC 001/2021", do Ministério Público de Santa Catarina, que trata sobre medidas administrativas relativas à transparência no processo de vacinação contra COVID-19,

Texto e foto: Geovane Marcelino