Atendimentos e consultas eletivas estão suspensas até o momento para evitar aglomerações nas unidades de saúde
Em virtude da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Criciúma estão com foco no recebimento de pacientes com sintomas respiratórios. Os atendimentos eletivos e consultas programadas estão suspensas até o momento. As medidas têm como objetivo evitar aglomerações e circulação de pessoas nos locais. Com isso, busca-se diminuir o risco de mais infectados pelo vírus. As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, conforme os horários de rotina.
“As unidades estão com foco nos sintomáticos respiratórios e vacinação da influenza (gripe). A equipe realiza o acolhimento e na necessidade, outras demandas são atendidas, por exemplo, infecção urinária, exames alterados, entre outros”, explicou a coordenadora da Atenção Básica da Secretária Municipal de Saúde, Letícia Vieira.
Os profissionais utilizam os equipamentos necessários e seguem todas as orientações dos órgãos oficiais de saúde para garantir a proteção dos pacientes e dos próprios funcionários. “Sempre usando o bom senso, pela equipe e pela população, respeitando todos os cuidados a situação emergencial que vivemos”, completou.
Centros de Triagem em Criciúma
Além dos atendimentos nas UBSs, o município segue recebendo pacientes com sintomas da Covid-19, tanto no Centro de Triagem Coronavírus 24h próximo ao Hospital São José, quanto no Centro de Triagem anexo ao 24h do bairro Boa Vista. A Secretaria de Saúde orienta que pessoas que apresentarem tosse, febre e dificuldade para respirar, devem procurar os locais de referência para o atendimento.
Texto: Stefanie Machado
Foto: Arquivo/Decom