O Avaí visitou o Criciúma na tarde deste domingo (24) e conquistou a vitória por 2 a 0. Em confronto válido pela 15ª rodada do Campeonato Catarinense, Getúlio e João Paulo garantiram o triunfo azurra. Os gols foram marcados na segunda etapa, após a expulsão do volante Eduardo, do Tigre, nos minutos finais do primeiro tempo.
O resultado deixa o Avaí na primeira colocação, esperando por uma derrota do Figueirense para se manter na liderança. Por sua vez, o Criciúma se distancia do grupo que avança às semifinais, agora ocupando a sétima posição.
Equilíbrio inicial
Foram poucas as chances claras de gol no primeiro tempo. O Criciúma, por jogar em casa, mantinha maior posse de bola, mas sem muita objetividade. O Avaí era seguro na defesa, com poucas chegadas incisivas ao ataque.
O teor da partida mudou aos 43 minutos, quando Eduardo, que já tinha amarelo, parou com falta Lourenço, o puxando pela camisa. O árbtiro Gustavo Ervino Bauermann não teve dúvidas e mandou o volante tricolor para o vestiário mais cedo.
Com vantagem numérica, Leão alcança vitória tranquila
Logo aos dois minutos da etapa complementar, Getúlio aproveitou bom cruzamento de Iury para abrir o placar de cabeça. O Criciúma até teve a chance de conseguir a igualdade três minutos depois, mas Julimar, ao aparecer frente a frente com Vladimir, chutou em cima do goleiro.
Foi a última vez que o Tigre conseguiu assustar a defesa adversária. Sem poder ofensivo, as tentativas eram facilmente neutralizadas. Com o resultado em mãos, o Avaí procurava administrar a vantagem.
Aos 38, João Paulo, da entrada da área, obrigou Bruno Grassi a fazer bela defesa. Mas o meia não desperdiçou uma segunda oportunidade. Aos 42, após grande jogada de Lourenço, ele só teve o trabalho de completar para as redes e dar números finais ao confronto.
O Avaí volta a campo somente no próximo sábado (30), quando recebe o Tubarão na Ressacada. O Criciúma passa a visar a terceira fase da Copa do Brasil, enfrentando na quarta-feira (27), a Chapecoense, fora de casa. Pelo Estadual, o Carvoeiro enfrenta o Metropolitano, domingo, em Blumenau.
Texto e foto: Comunicação Avai