Em média, os novos equipamentos produzem dez mil pães por dia
Modeladora semiautomática, cilindro semiautomático, dosador de água e batedeira industrial são os novos equipamentos de padaria adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação. Os itens estão em funcionamento na Central de Processamento da Merenda Escolar, situada no bairro Próspera. A compra foi para otimizar a produção de pães no espaço.
A Central da Merenda é responsável pelo planejamento e a logística de entrega dos alimentos nas 68 unidades de ensino do município. Com os novos equipamentos, o processo de fabricação dos pães para as escolas municipais ficou mais automatizado. “Antes da chegada dos novos equipamentos, a produção do pão era feita de forma muito manual, que demandava, inclusive, força física. Atualmente, automatizando boa parte da produção é otimizado tempo para que outros produtos sejam testados, além de melhorar o processo de trabalho para nossos manipuladores”, ressaltou a nutricionista da Central da Merenda, Julia Garbelotto Rosa.
No momento, os equipamentos estão produzindo o pão tipo ‘hot dog’. Conforme a nutricionista, o objetivo, em longo prazo, é ofertar outros tipos de pães, como pão de aipim e de batata doce. Em média, são feitos dez mil pães por dia. “A Central da Merenda também é responsável pelo planejamento do cardápio, estoque de gêneros alimentícios, distribuição dos mesmos, também são produzidos diariamente dez mil pães para serem distribuídos nas escolas municipais”, completou a profissional.
Texto: Ana de Mattia
Foto: Divulgação/Decom