Destinação de resíduos sólidos e projeto Jogue Limpo Com a Cidade são discutidos na Câmara

Destinação de resíduos sólidos e projeto Jogue Limpo Com a Cidade são discutidos na Câmara

A convite da Comissão de Obras do Legislativo, o presidente do Fundo de Saneamento Básico (Funsab), Luiz Juventino Selva, esteve na Câmara falando sobre o projeto Jogue Limpo com a Cidade, iniciativa da Prefeitura de Criciúma, por meio da Fundação de Meio Ambiente (Famcri), com objetivo de conscientizar a reciclagem e a separação correta do lixo para os criciumenses.  

“Um incentivo para aquele cidadão que separa corretamente seus resíduos em sua residência, mas nunca recebeu uma premiação por isso. A partir do momento que nós concebemos o projeto, este cidadão passou a ser contemplado pelo trabalho executado. Criciúma hoje é  um município privilegiado, pois conta com um projeto inovador, que não existe em outro município do país. Ele pode receber um desconto de até 50% na Taxa de Coleta e Destinação de Resíduos Sólidos (TCDRS)”, ressaltou Selva. 

O presidente do Funsab também falou sobre os números atuais de coleta.  “Nós temos no município a coleta regular de resíduos e a coleta seletiva. Na coleta normal, estamos conseguindo alcançar uma média de 4,5 toneladas/mensais, isso dá quase 200 toneladas/dia. Já na seletiva, nós conseguimos atingir 100 toneladas/dia, mas com o lançamento do projeto, aumentamos em 2 meses, a coleta de mais 10 toneladas/mensais”, completou.

Pontos de Entrega Voluntária (PEVs)

Parques das Nações Cincinato Naspolini, dos Imigrantes e Municipal Prefeito Altair Guidi e nas Intendências do Rio Maina, Santa Luzia e Quarta Linha, no Posto Chile no bairro Ceará e Posto HG no bairro Quarta Linha, na Rodoviária de Criciúma, na sede da Famcri no bairro Santa Bárbara, e na Associação dos moradores do bairro Colonial.



Texto: Clara Fernandes

Fotos: Fabrício Júnior