Casa do Empreendedor nos Bairros aproxima a população dos serviços prestados
O objetivo da Casa do Empreendedor nos Bairros é aproximar a população dos serviços prestados pelo órgão municipal. Foi isso que ocorreu na Praça Nereu Ramos no último sábado (2), com a realização da segunda edição da iniciativa. Os profissionais da Casa do Empreendedor abriram MEIs, tiraram dúvidas e orientaram os moradores.
“O local que escolhemos foi estratégico para que as pessoas pudessem conhecer a Casa do Empreendedor. Foi gratificante, pois orientamos lojistas, feirantes e moradores que circularam pelo local. A nossa ideia é repedir no próximo mês a ação na área central”, explicou o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Aldinei Potelecki. A Casa do Empreendedor é uma união de vários setores de estratégias internas. Como por exemplo a Vigilância Sanitária, a Diretoria do Meio Ambiente, Alvará e o Centro de Planejamento Urbano.
Confira a lista de serviços disponíveis:
- Informação e orientação para abertura de todos os tipos de empresas;
- Formalização de microempreendedores individuais (MEI);
- Formalização de profissionais autônomos;
- Emissão de alvará e inscrição municipal
- Emissão de guias DAS – MEI;
- Declaração anual (MEI);
- Auxílio para emissão de notas fiscais;
- Cursos, capacitações e consultorias;
- Orientações sobre linha de crédito disponível ao Micro e Pequeno Empreendedor;
- Dentre outros serviços de apoio e suporte aos pequenos negócios.
Quatro horas para abrir uma empresa
O tempo para abrir uma empresa em Criciúma diminuiu novamente. O prazo, desde a solicitação até a existência legal do negócio, agora é de quatro horas. O período necessário para abrir uma empresa na cidade tem histórico de diminuição. Segundo dados do setor, em janeiro de 2021, esse prazo era de dois dias. Em março, um dia, e em dezembro havia sido reduzido para 14 horas.