Momento de incertezas exige que profissionais e empresas estejam preparados para os desafios que se impõem
O novo momento tem nos desafiado a encarar os obstáculos como uma grande oportunidade para o aprimoramento pessoal e profissional e é necessário estar preparado para essa fase.
A adaptação vai exigir ainda mais empenho e esforço, e obrigatoriamente passará pela qualificação profissional. Se antes a capacitação constante era importante para acompanhar as mudanças do mercado, agora se torna imprescindível no processo de recuperação da economia, em busca de respostas mais assertivas e adequadas ao novo momento, no reposicionamento de empresas, entidades e instituições.
Para isso, em paralelo à atuação como importante entidade representativa da classe empresarial, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) passa a oferecer diferentes soluções, como os cursos de capacitação, que começarão a ser realizados na modalidade on-line. É também uma medida inovadora, tomada com o objetivo de oportunizar conhecimento com alcance ainda maior de público, com a garantia da qualidade profissional do time de facilitadores parceiros da entidade e seu conteúdo.
A agenda de capacitações on-line terá início no próximo dia 20 de maio, com temas pertinentes aos desafios enfrentados pelos profissionais e empresas, atualmente. Conforme a diretora executiva da Acic, Maria Julita Volpato Gomes, a entidade, lançou, recentemente, uma pesquisa junto aos associados, que relataram os assuntos mais latentes. “Estamos em constante contato com as empresas para saber de suas necessidades e auxiliá-las, especialmente, neste período de incertezas. Tanto a demanda para a oferta de cursos virtuais como os temas estão alinhados com o mercado”, destaca Maria Julita.
“Por enquanto, estamos ainda tendo que lidar com restrições presenciais, em nome da saúde e da segurança. Será uma etapa de transição, até que os serviços voltem a funcionar normalmente, mas, com certeza, dentro de uma outra realidade. A adaptação vai exigir ainda mais empenho e esforço de todos nós. O importante é que seguimos dispostos no processo de adaptação e aperfeiçoamento”, acrescenta.
Abordagens das capacitações
Para o mês de maio, serão abordados os temas relacionados a técnicas de trabalho remoto e medidas tributárias e trabalhistas para o enfrentamento dos efeitos da Covid-19 nos negócios. Durante o mês de junho, os assuntos estão relacionados a vendas, relacionamentos e Recursos Humanos em tempos de transformação, fidelização em tempos de crise, e liderança de alto impacto e gestão empresarial aplicada à superação de problemas.
“Hoje as pessoas não estão podendo realizar cursos presenciais e o modelo on-line é a alternativa. Não fazer uma capacitação acaba limitando os horizontes dos profissionais. O deslocamento, que não se faz necessário, horários diferenciados, acesso às informações posteriormente, pois muitas aulas são gravadas, e ficam disponíveis, a própria interação, são inúmeras as vantagens deste tipo de aperfeiçoamento”, ressalta um dos facilitadores dos cursos da Acic, Alessandro Costa.
Sem os custos com estrutura e demais serviços exigidos para as aulas presenciais, os valores também são mais acessíveis.
Costa ministrará duas capacitações durante o próximo mês: “Liderança de Alto Impacto - Prepare sua equipe para o novo normal” e “Gestão Empresarial Aplicada à Superação de Problemas”. De acordo com o especialista, é importante que as empresas analisem todas as áreas de gestão para a tomada de decisão.
“Toda a mudança econômica em função da pandemia modificou a forma de atuar das empresas, e é preciso olhar para dentro, não somente para os recursos financeiros, mas para a questão operacional e comercial, que estão todas interligadas e integradas. Por outro lado, é preciso preparar a equipe para essas mudanças, o novo normal - que é o que estamos vivendo agora, que trará consequências para os próximos três anos”, detalha.
Webinar gratuito
No dia 20 de maio, das 17 horas às 18 horas, a Acic realizará um Webinar gratuito com o tema “Trabalhando nas Nuvens” – Técnicas de Trabalho Remoto – com o facilitador Timóteo Farias. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo www.acicri.com.br/[cursos], assim como para os demais cursos da entidade. Informações também podem ser obtidas por meio do e-mail cursos@acicri.com.br ou pelo WhatsApp (48) 99974-4044.
Confira a agenda de cursos on-line
Maio
20/05 - Trabalhando Nas Nuvens: Técnicas de Trabalho Remoto - 17h às 18h - Timóteo Farias - Gratuito
21 e 22/05 - Medidas Tributárias e Trabalhistas para o Enfrentamento dos Efeitos da Covid-19 nos Negócios
25 a 29/05 - Trabalhando nas Nuvens: Técnicas de Trabalho Remoto
Junho
1º e 2/06 - Vendas e Relacionamentos em Tempos de Transformação
3, 5, 10 e 12/06 - RH em Tempos de Crise – Aspectos Legais e Estratégicos da Gestão de Pessoas
8, 9, 15 e 16/06 - Como preparar seu Fluxo de Caixa para Contingência
17 e 18/06 - Fidelização de Clientes na Crise: Inspirado no Jeito Disney de Encantar
22, 23, 29 e 30/06 - Liderança de Alto Impacto - Prepare sua equipe para o novo normal
24, 25/06 - 6 e 7/07 - Gestão Empresarial Aplicada à Superação de Problemas: Como diminuir e ultrapassar dificuldades financeiras, comerciais e operacionais em um novo cenário econômico.
Texto: Deize Felisberto